domingo, 29 de novembro de 2015

Ao desconcerto do mundo - Luis Vaz de Camões.

 Os bons vi sempre passar
No munda graves tormentos
Ee para mais me espantar
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamento
Buscando alcançar
O bem tão mal ordenado
Fui mal, mas fui castigado
Assim que, só para mim
Anda o mundo concertado.

      O poema faz referência à maldade e desigualdade presente no mundo. O eu-lírico está se queixando da injustiça que acontece com as pessoas boas que sofrem para ter algo, para serem pessoas de boa índole, porém isso não ocorre com outra classe de pessoas que fazem o mal e tiram proveito disso prejudicando as pessoas boas.
      E quando uma pessoa, relacionando com as classes sociais, faz algo que vai além do bem esta pessoa é punida.
       Ou seja, o poema retrata a falta de opção de determinadas pessoas ( boas) de poderem até fazer  o mal, pois são castigadas, coisa tal que não ocorre com pessoas más.

Nenhum comentário:

Postar um comentário