sábado, 30 de junho de 2018

Jogos Pedagógicos


       

      Os jogos tem a função de proporcionar à criança uma aprendizagem dinâmica e precisa sem tirar dela o brincar, próprio de sua fase etária. Como tudo para elas viram brincadeira, o professor precisa se posicionar e aproveitar esse recurso para desenvolver as habilidades e competências de seus alunos. Se tirarmos o brincar das crianças, vamos tirar o que de melhor eles possuem nessa idade e corremos o risco de não encontrarmos uma outra ferramenta que substitua. Claro que o profissional precisa se atentar aos jogos educativos e não vê-los somente como uma brincadeira e sim utilizá-los de uma maneira correta e séria com um objetivo didático.

      Os brinquedos proporcionam as crianças o uso da imaginação, seja brinquedos estruturados, e principalmente não estruturados, pois a criança utiliza da imaginação para transformar esses objetos em algo lúdico. Os adultos servem de modelo para a aprendizagem da criança, pois a mesma irá através da imaginação imitá-lo e transformar isso em aprendizagem.

      Cada brinquedoteca é única, possui suas cores, seus brinquedos, livros, jogos para atingir seu público. Toda criança é um ser diferente, então os brinquedos que estão postos a uma pode não interessar a outra e assim por diante.

      O que faz a criança adorar e aprender nesses espaços são exatamente as diversidades que eles proporcionam. Se um objeto não está suprindo a necessidade de aprendizagem o mesmo pode ser trocado pela criança e ser aproveitado de outra maneira.

      Cabe ao educador saber como interagir com esses ambientes, pois como 
zdito anteriormente, todas as crianças são diferentes e não será o meio que determinará seu aprendizado e sim o aprendizado que determinará como a ela utilizará a brinquedoteca para seu próprio crescimento.

      O maior desafio de uso de jogos eletrônicos na educação é o simples fato do profissional não ter formação, e nem conhecimento dos mesmos. Pois, o professor tem tantos afazeres pedagógicos e não consegue se atualizar sobre esses jogos, porque, a maior parte das vezes a escola também não tem estrutura física para disponibilizar essas ferramentas. Se, nos ATPCs fossem dados uma atualização sobre esses assuntos, o professor iria ganhar, com esses jogos, um grande aliado na educação.

      As crianças transformar qualquer objeto em brinquedos e são capazes de aprender com ele, utilizando sua imaginação. Se não fosse isso, imaginem só como as crianças da antiguidade, ou da era medieval, ou até mesmo da era moderna seriam infelizes, e não teria seu desenvolvimento concretizado. Ou então, uma criança que não tem condições financeiras de ter objetos avançado quanto a tecnologia, ela também, se utilizada da maneira correta, aprenderá com objetos diversos se os mesmos estiverem alicerçados de uma maneira pedagógica. Claro que as crianças da era contemporânea, alem de qualquer objeto, ainda possuem o beneficio de tecnologia que da mesma forma, se utilizada de maneira correta agregará ao seu desenvolvimento, ou de maneira incorreta só tratá malefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário