Os jogos tem a função de
proporcionar à criança uma aprendizagem dinâmica e precisa sem tirar dela o
brincar, próprio de sua fase etária. Como tudo para elas viram brincadeira, o
professor precisa se posicionar e aproveitar esse recurso para desenvolver as
habilidades e competências de seus alunos. Se tirarmos o brincar das crianças,
vamos tirar o que de melhor eles possuem nessa idade e corremos o risco de não
encontrarmos uma outra ferramenta que substitua. Claro que o profissional
precisa se atentar aos jogos educativos e não vê-los somente como uma
brincadeira e sim utilizá-los de uma maneira correta e séria com um objetivo
didático.
Os
brinquedos proporcionam as crianças o uso da imaginação, seja brinquedos
estruturados, e principalmente não estruturados, pois a criança utiliza da
imaginação para transformar esses objetos em algo lúdico. Os adultos servem de
modelo para a aprendizagem da criança, pois a mesma irá através da imaginação
imitá-lo e transformar isso em aprendizagem.
Cada
brinquedoteca é única, possui suas cores, seus brinquedos, livros, jogos para
atingir seu público. Toda criança é um ser diferente, então os brinquedos que
estão postos a uma pode não interessar a outra e assim por diante.
O que faz a criança adorar e aprender nesses espaços são exatamente as diversidades que eles proporcionam. Se um objeto não está suprindo a necessidade de aprendizagem o mesmo pode ser trocado pela criança e ser aproveitado de outra maneira.
Cabe ao educador saber como interagir com esses ambientes, pois como
zdito anteriormente, todas as crianças são diferentes e não
será o meio que determinará seu aprendizado e sim o aprendizado que determinará
como a ela utilizará a brinquedoteca para seu próprio crescimento.
O maior desafio de uso
de jogos eletrônicos na educação é o simples fato do profissional não ter
formação, e nem conhecimento dos mesmos. Pois, o professor tem tantos afazeres
pedagógicos e não consegue se atualizar sobre esses jogos, porque, a maior
parte das vezes a escola também não tem estrutura física para disponibilizar
essas ferramentas. Se, nos ATPCs fossem dados uma atualização sobre esses
assuntos, o professor iria ganhar, com esses jogos, um grande aliado na
educação.
As crianças transformar
qualquer objeto em brinquedos e são capazes de aprender com ele, utilizando sua
imaginação. Se não fosse isso, imaginem só como as crianças da antiguidade, ou
da era medieval, ou até mesmo da era moderna seriam infelizes, e não teria seu
desenvolvimento concretizado. Ou então, uma criança que não tem condições
financeiras de ter objetos avançado quanto a tecnologia, ela também, se
utilizada da maneira correta, aprenderá com objetos diversos se os mesmos
estiverem alicerçados de uma maneira pedagógica. Claro que as crianças da era
contemporânea, alem de qualquer objeto, ainda possuem o beneficio de tecnologia
que da mesma forma, se utilizada de maneira correta agregará ao seu
desenvolvimento, ou de maneira incorreta só tratá malefícios.
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