Pessoas com deficiência visual variam de indivíduos
com um grau mínimo de visão até pessoas cegas completamente.
Para ajudar na alfabetização de indivíduos com
deficiência visual de nível extremo, cegueira, o professor ou responsável pode
utilizar de algumas estratégias como:
·
livro falado;
·
posicionamento do aluno de
maneira a favorecer o contato com o professor;
·
bolas com guizo;
·
fácil deslocamento do aluno em
sala de aula;
·
explicações verbais do professor
de conceitos expressos visualmente;
·
apoio para locomoção
independente no ambiente escolar;
Já para indivíduos com visão reduzida pode-se
utilizar de:
·
materiais ampliados;
·
softwares educativos em tamanho ampliado;
·
adaptações de materiais em
caracteres ampliados;
·
recursos óticos;
·
recursos não óticos;
·
ilustrações com contrastes;
Existe também, o reglete e a punção utilizada para o
aprendizado do Braille que utiliza papel sulfite de gramatura 120, a punção
demarca a depressão da superfície do reglete e faz assim os furos, com a
punção, uma espécie de caneta nas depressões dos furinhos (6) do Braille.
Há também a maquina de datilografia em Braille, com
seis teclas, que simboliza as letras do Braille e reproduz o relevo no papel.
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