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PADRE ANTONIO JORJE DE LIMA
Prof° Ana Paula dos Santos
PLANO DE FILOSOFIA
ENSINO MEDIO 2014
BAURU-2014
PLANEJAMENTO DE SOCIOLOGIA- ENSINO MÉDIO
1. Justificativa
A Sociologia busca compreender a sociedade, sua gênese e
transformação como um processo aberto, ainda que historicamente condicionado e
os múltiplos fatores que nelas intervém, como produtos das contradições que
alimentam a ação humana; a si mesmo como protagonista agente social; e os
processos sociais como orientadores da dinâmica da conflitualidade dos
interesses dos diferentes grupos sociais. Diz-se que a Sociologia
Compreender o papel histórico das instituições de poder e dominação associando-as
às práticas das diferentes classes, estamentos, grupos e atores sociais, aos
princípios éticos e culturais que regulam a convivência em sociedade, aos
direitos e deveres da cidadania, a justiça e a distribuição dos benefícios
econômicos no sentido de uma interpretação crítica do progresso civilizatório e
da realização da liberdade e igualdade humana.
Assim, ela pode se voltar para entender os princípios das
tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura,
entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe,
considerando o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação nos
processos de produção, para o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.
Desse modo, compreender a importância do ensino da Sociologia no
Ensino Médio é entendê-la como um conhecimento que contribui para a formação do
aluno. Cabe a ela traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a
sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de
indagação, indignação, análise, problematização e protagonismo diante de
situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política,
econômica e cultural.
2. Objetivos
- Compreender o surgimento da Sociologia e sua relevância para a
compreensão do comportamento humano ao longo da história.
- Identificar os diferentes modelos de análise social que
caracterizam os principais autores da Sociologia.
- Relacionar as principais teorias sociológicas com os elementos
da realidade
- Identificar a função do Estado nos diferentes contextos
históricos e sociais
- Relacionar ideologias e modelos de pensamento social com as
diferentes estruturas e modelos de Estado presentes na história.
- Perceber a presença do Estado no cotidiano da sociedade
contemporânea.
- Identificar e criticar determinadas práticas que ocorrem
dentro do estado e que não estão a serviço do bem comum.
- Propor soluções para o estabelecimento de políticas públicas e
de uma ação do Estado direcionada para o bem comum.
- Compreender como ocorrem as mudanças de pensamento e de
estrutura das instituições sociais
- Identificar as principais rupturas e transformações sociais
ocorridas ao longo da história.
- Compreender o papel dos movimentos sociais na sociedade
- Identificar os principais conceitos da teoria marxista e relacioná-los
com os elementos da realidade
3. Conteúdos
1ª SÉRIE
1.
O que é sociologia; Contexto histórico do surgimento
da Sociologia
2.
Fundadores das Ciências Sociais
3.
Durkheim e o fato Social
4.
Características do Fato Social
5.
Regras do método sociológico
6.
Weber e a ação social
7.
Formas de ação racional
8.
Tipos ideais
9.
Marx e as classes sociais
10.
Materialismo dialético
11.
Materialismo histórico
2ª SÉRIE
1.
Nobert Elias e o conceito de configuração
2.
Pierre Bourdieu e o conceito de habitus
3.
Estado e poder: O surgimento do Estado
4.
Modelos de Estado: Absolutista, Liberal, Nacionalista e do
Bem-Estar Social
5.
Democracia e participação
6.
Democracia representativa
7.
Democracia Participativa
8.
Formas de Governo
9.
Controle e participação popular
3ª SÉRIE
1.
1.
Reflexões sobre a Política brasileira
2.
Clientelismo
3.
Nepotismo
4.
Coronelismo
5.
Corrupção
6.
Mudança social
7.
Fatores que proporcionam a Ruptura dos paradigmas e Estruturas
sociais
8.
Mudança política
9.
Revolução, reforma e golpe De estado
10.
Movimentos sociais
11.
Características, tipos e ciclos De vida dos movimentos Sociais.
12.
Manifesto do partido Comunista (Marx)
4. Encaminhamento metodológico:
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de
Sociologia as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua
realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir
e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo.
Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado
exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema,
questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas
expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter
sociológico que possam dar margem à reflexão. Redação e apresentação de trabalhos,
em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas
investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar
caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação
do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso
pessoal.
5. Proposta de Trabalho para o Aluno e Avaliação:
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no
sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria
prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu
próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de
caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o
desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da
autoavaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasses;
-Atividades de pesquisa através do laboratório de informática;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Tomazi,
Nelson Dacio. Iniciação á Sociologia (básico).Ed. Atual, 1993
Johson, Allan G. Dicionário de sociologia. Jorge Zahar Editor, 1997
Johson, Allan G. Dicionário de sociologia. Jorge Zahar Editor, 1997
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia.
São Paulo: Ática, 1995.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da
Filosofia: Historia e Grandes Temas. São Paulo: Saraiva, 2005.
SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia.
São Paulo: Cortez, 1993.
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