O papel do coordenador é auxiliar e orientar a equipe docente, dar oportunidade para os professores de aprendizagem, como cursos ou palestras, para que os docentes tenham um maior potencial. O PPP, de acordo com minha experiência em Escolas Estaduais, não é de fato o que, no papel, deveria ser.Falando em diversidade humana, é muito complicado na pratica, pois os alunos com alguma deficiência chegam na escola e a mesma não possui uma equipe qualificada para desenvolver as capacidades e habilidades desse aluno. O coordenador tenta auxiliar e mediar a relação entre ambos, mas nem sempre consegue, pois muitas vezes o que está no PPP, nem o professor saber por em prática e nem o próprio coordenador.
O professor coordenador possui várias funções dentro do ambiente escolar, o vídeo nos mostra um professor coordenador comprometido com suas funções e determinado a colocar em pratica, junto com todos envolvidos na escola. Porém, não é sempre que suas atividades, propostas ou projetos são levados a sério pelos docentes. E assim, não adianta o professor coordenador desenvolver projetos, se os próprios docentes não encaram com seriedade. Cabe todos, através do HTPC alinharem suas atividades e colocarem em prática durante o ano letivo.
Quando já há um plano de ensino juntamente com projetos desenvolvidos com a aprovação da coordenação, é mais fácil caminhar. Mas não adianta somente ter todos os projetos engavetados e não colocarem a mão na massa. É isso, o que infelizmente acontece na realidade escolar.
O professor coordenador possui várias funções dentro do ambiente escolar, o vídeo nos mostra um professor coordenador comprometido com suas funções e determinado a colocar em pratica, junto com todos envolvidos na escola. Porém, não é sempre que suas atividades, propostas ou projetos são levados a sério pelos docentes. E assim, não adianta o professor coordenador desenvolver projetos, se os próprios docentes não encaram com seriedade. Cabe todos, através do HTPC alinharem suas atividades e colocarem em prática durante o ano letivo.
Quando já há um plano de ensino juntamente com projetos desenvolvidos com a aprovação da coordenação, é mais fácil caminhar. Mas não adianta somente ter todos os projetos engavetados e não colocarem a mão na massa. É isso, o que infelizmente acontece na realidade escolar.
Segundo a Resolução SE 75 de 30-12-2014, o Professor Coordenador exerce a função de:
* fortalecimento das ações de orientação e
aperfeiçoamento do fazer pedagógico em sala de aula, pilar básico da melhoria
da qualidade do ensino;
* amplitude da gestão pedagógica dos objetivos,
metas e diretrizes estabelecidas na proposta pedagógica da unidade
escolar, otimizando as práticas docentes, com máxima prioridade ao
planejamento e à organização de materiais didáticos e recursos tecnológicos
inovadores;
* condução de alternativas de solução de
situações-problema e nas decisões de intervenção imediata na aprendizagem, com
atendimento das necessidades dos alunos, orientando e promovendo a aplicação de
diferentes mecanismos de apoio escolar,
Segundo o
artigo 1º, o professor coordenador atua nas unidades escolares da rede estadual
de ensino e nos Núcleos Pedagógicos que integram a estrutura das Diretorias de
Ensino, dar-se-á na conformidade do que dispõe a presente resolução.
No Artigo 2º - A função gratificada de Professor
Coordenador será exercida por docentes que ocuparão postos de trabalho:
I - nas unidades escolares, designados como
Professores Coordenadores; e
II - na Diretoria de Ensino, designados como
Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico - PCNPs:
a) de disciplinas da Educação Básica dos Ensinos
Fundamental e Médio;
b) da Educação Especial;
c) da Área de Tecnologia Educacional; e
d) de Programas e Projetos da Pasta.
A presente
resolução nos possibilita entender a função do Professor Coordenador, e saber o
que é se sua alçada ou não. Além de nos mostrar onde recorrer quando surgem
duvidas quanto a essa função.
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