terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Relembrando Bauru Country Club

                                                             Por: Ana Paula dos Santos e Christiane Gomes

No ano de 1966 foi inaugurado o Bauru Country Club, um local destinado ao entretenimento da população associada da cidade.
A princípio esse artigo, teve como objetivo mostrar a situação de abandono em que esse local se encontra. Porém, no ao decorrer da nossa investigação nos deparamos com muitas pessoas que passaram por experiências agradáveis nesse clube, então decidimos mudar o foco. Além de mostrar sua condição atual, também recordar a sua história através de relatos de sócios e seus familiares.
O Bauru Country Club se encontra em situação de abandono desde o inicio dos anos 2000, o local passou a ser freqüentado por usuários de drogas e também por assaltantes que, devido à escuridão e a grande área desocupada, acaba facilitando para a ação desses indivíduos.
Antes de chegar a esse estado, o clube era freqüentado por sócios e seus familiares, da região. E sua administração era praticada por políticos, advogados e outras pessoas que possuíam influencia na cidade de Bauru.
Com o passar dos anos, o clube foi ampliando sua área para melhor suprir a demanda de novos sócios.  No inicio da década de 1980 foram construídos o campo de bochas e malhas , as piscinas de biribol , as quadras de tênis  e grande e belo salão social que foi utilizado a partir de então, para os bailes de carnavais que eram realizados ali. No período em que ocorreram essas construções, segundo relato de funcionários, alguns diretores foram ajudar com suas próprias mãos.  Esse local em que ocorria os bailes de carnavais do BCC tinha capacidade para 5 mil pessoas, e era o maior salão de festa de Bauru, da época.
Depois de inaugurado essa área passou a ser palco de muitos eventos, alguns citados por funcionários e outros por Luiz Bessi que foi sócio do Clube e que atualmente é diretor da rádio comunitária 87 Fm que nos concedeu uma entrevista falando sobre sua experiência e os fatos que marcaram historia para cidade. Segundo Luiz Bessi ocorreram shows de cantores famosos como Sergio Reis, Milionário e José Rico, Chitaozinho e Xororó, César e Paulinho , Christian e Ralf , Leandro e Leonardo, entre outros. Para Bessi, o salão possuía uma estrutura fantástica e acredita que Bauru nunca mais irá ter um local assim, pois era um clube familiar em que não havia desavenças entre seus freqüentadores.
Em entrevista Andrea Mathias Costa, filha de um dos sócios, relata bons momentos em que passou com sua família no BCC, como suas lembranças da piscina, dos quiosques, que ela e seus familiares chamavam de barracas. Andrea relembra, também, os campeonatos de pesca que eram freqüentes, e assim como Bessi, descreve o local como sendo um ambiente para a diversão familiar.
  Além de outros fatores que levaram  a decadência do Bauru Country Club nos anos 1990, ocorreu o desmatamento de uma certa área na região próxima ao clube em que as águas fluviais começaram com assoreamento do lago no qual possuía a famosa ponte pênsil, que era uma das belezas do clube.
 Após decretar falência houve a troca de diretoria, que a partir daí, começa a alugar o local para eventos como formaturas, casamentos e alguns shows, na esperança de alavancar novamente o clube, mas na verdade, era o inicio do fim.

Atualmente, parte das terras do clube foram leiloadas e arrematadas por Edmundo Tobias, e acredita-se que serão utilizadas para algum investimento, mas ainda existe outra parte do terreno que continua abandonado. Porém, para relembrar bons momentos do BCC, a Rádio 87 FM está organizando um baile de 50 anos de aniversário do clube que ocorre ainda esse ano.

Fotos BCC de seu tempo de glória.
Fonte: Bauru que não vivi.

Fonte: Bauru que não vivi.
Fonte: Bauru que não vivi.
Fonte: Luiz Bessi

Ponte Pênsil - Fonte: Luiz Bessi
 Fotos atuais do BCC.



Ponte Pênsil.


Um comentário:

  1. Muito legal, mas nós fomos frequentadores nos anos 60 / 70 e dessa época infelizmente não devem haver muitas fotos. Meu pai era conselheiro nessa época.

    ResponderExcluir