Esse pequeno texto demonstra alguns conceitos fundamentais no pensamento de Nietzsche.
Segundo Nietzsche a consciência está relacionada "à capacidade de comunicação de uma pessoa ou animal, e a capacidade de comunicação (sua necessidade)..parece-,e que assim no tocante as raças e correntes de gerações, onde a necessidade obrigou os homens a se comunicarem e compreenderem uns ais outros". Ou seja, a consciência desenvolveu para suprir a necessidade da comunicação.
"Consciência é apenas uma rede de ligação entre pessoas". Consciência e linguagem andam junta, pois uma serve de ponte para a outra em relação ao homem.
Já em relação a arte, Nietzche associa o artista como sendo criador, o artista dá determinado valor as coisas através de sua inspiração. A arte enfatiza o conhecimento. Nietzsche coloca a arte como sendo algo para que nossas vidas sejam menos amarga. Para ele, poderia a arte oferece força para o homem enfrentar as dores da vida e assim faz com que os homens vivam de fato a vida.
Na filosofia de Nietzsche há um questionamento dos valores imposto. Valores morais, sociais, religioso. Quando um indivíduo segue esses valores pré determinados (supremos) esse indivíduo está negando sua existência, está negando s sensações, ou seja, vive em um mundo metafisico e não real.
Para Nietzsche o homem deve se libertar desses valores metafísicos e viver a vida com seus próprios valores reais. O homem que age dessa maneira, livre das regras morais determinadas é o gênio (super homem).
A Vontade de Potência é a noção de potência, ou seja, o esforço de que precisamos para nos sobressair sobre o nada, e o que nos faz vencer o aniquilamento. A Vontade de Potência é a vontade de se ir além, de se ultrapassar. Essa vontade está relacionada a vivência espontânea da vida. E para se viver essa Vontade de Potência o indivíduo precisa se desprender das morais cristãs e metafísicas e se afirmar, para isso é necessário suprimir esse mundo metafísico e transvalorar os valores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário