quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

E agora Che? - Negociações entre Cuba e EUA.

Ana Paula dos Santos

Com as negociações recentes entre Cuba, socialista, e Estados Unidos, capitalista, há quem diga que toda guerrilha traçada nos anos 50 por Ernesto "Che" Guevara  os irmãos Castro foi perdida.
Tudo bem que Cuba ficou quase que totalmente isolada do mundo nesses 50 anos, sem contato com o sistema econômico mundial.
Para entendermos o que essas negociais atuais significam temos que soltar alguns anos na história de Cuba.
Cuba  fora governada por Fulgêncio Batista que exercia um governo forte e controlador, em março do ano de 1952 Batista retorna ao poder, porém agora de uma forma ditatorial. Seu governo tinha vínculos com os Estados Unidos esse vínculo perdurou até 1959, os Estados Unidos apoiaram Cuba como sendo uma estratégia em meio a Guerra Fria, para que Cuba não se transformasse, como a Rússia em socialista. Nessa nova fase de seu mandato, Batista passa a ser autoritário e manda prender seus opositores e controla a imprensa. Seu regime ditatorial só é derrubado em 1959 por ataques de guerrilheiros socialistas.
Dentre os líderes dessa guerrilha estavam os irmãos, Fidel e Raul Castro e o Médico Ernesto Guevara. Que por sua vez, queriam maior participação popular no país e menos desigualdades.
Ernesto Guevara de La Serna, argentino, nasceu em 1928, estudante da filosofia marxista, que estudou medicina, porém achava que seu trabalho como médico não era o bastante, ele almejava mais, seu objetivo era ajudar a grande massa do trabalhadores pobres, unificar as Américas e tirar dos ricos para dar aos pobres. Isso remete aos irmãos Tibério e Caio Graco da antiga Roma, que também tinham esse objetivo de reforma agrária e acabar com a desigualdade existente na sociedade.
No México Che Guevara conhece Castro e decidem pela Revolução Cubana, com a ajuda dos camponeses cubanos, que estavam sendo explorados pelo governo ditador de Fulgêncio Batista e de seus guerrilheiros Che e os irmãos Castro conseguem derrubar o atual governo e colocar a própria forma de governo em Cuba.
Cuba passa a ser socialista e ser governada por Fidel Castro, Che recebe um cargo público de confiança ao lado de Castro. Porém, não era esse o objetivo principal de Che, que vai guerrilhar no Congo. Sem sucesso volta à América, dessa vez na Bolívia, que passa por situações de podreza extrema e desigualdade social igual a Cuba, porém, com um grupo guerrilheiro menor, e dessa vez, não consegue o apoio dos camponeses da região e é capturado e morto pelo governo Boliviano juntamente com a CIA. O trajeto feito por ele na Serra boliviana é uma das atrações turísticas do país. Ou seja, os mesmos que o mataram, se beneficia de sua luta em prol do sistema capitalista pelo qual ele morreu para banir. 
E agora Cuba retoma negociações com os Estados Unidos, depois de tudo que passou para conseguir a "independência" em relação ao Norte, Cuba volta a contar e fazer acordos com os Estados Unidos. 
" Eu não confio na política dos Estados Unidos e nem tive uma troca com ele, mas isso não significa... uma rejeição a solução pacífica para conflitos ou riscos de guerra', disse Fidel,de 88 anos, para o jornal oficial do Partido Comunista cubano.
Uma coisa é certa, Che Guevara está se revirando no túmulo, com a sensação de ter nadado e morrido na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário