quarta-feira, 22 de março de 2017

Inteligências Múltiplas - Howard Gardner

fonte: Rede Tzdek
As inteligências múltiplas possibilita ao professor trabalhar seu planejamento voltado a elas.
E com isso, desenvolver o aluno como um todo. As várias inteligências : linguística, musical, espacial, logico-matemática, naturalista, cinestésica, intrapessoal e interpessoal faz com que o indivíduo se desenvolva por completo, é claro que uns tem mais facilidade em uma determinada área que o outro, mas cabe ao professor saber trabalhar, enfatizar o que o aluno tem de melhor e o motivar para que o mesmo se desenvolva nas outras áreas também.
 Trabalhando com essas inteligências múltiplas, o professor consegue  utilizar o que o aluno tem de melhor e assim trabalhar o que o aluno tem a melhorar.
O professor pode trabalhar em sala de aula com essas inteligências múltiplas de várias formas por exemplo: levando músicas para serem trabalhadas, além da melodia e também a letra, já relacionando com a linguagem. Pode também levar poesias e assim deixar os alunos dar uma melodia e musicar essa poesia. O professor, para trabalhar a noção espacial, pode levar folhas sulfites e deixar o aluno desenhar formas geométricas, pintá-las e criar suas obras de arte.

Trabalhar também com relações sociais, debates, e reflexões individuais para desenvolver as relações intra e interpessoais. O professor pode também trabalhar com problemas matemáticos simples do cotidiano do aluno. E assim por, diante, mas o educador tem que enfatizar a inteligência que o aluno tem de melhor e trabalhar as outras que se precisam melhorar.

terça-feira, 21 de março de 2017

O papel da família e da escola na formação da criança


A família, quando se trata de ambiente escolar é tida como responsável pela educação moral e a escola pela educação formal e intelectual. Mas é tão vago pensarmos assim, até parece que estamos querendo tirar nossa responsabilidade como docente.
http://casamento.culturamix.com

O papel dos pais nesse meio é de dar suporte e exemplos durante o tempo que estão com seus filhos, ai quando chega à escola, a criança somente precisará aprender os conteúdos necessários para sua formação. E para tal a criança precisa de cuidados, carinho atenção dentro da família e também na escola, mas também de socialização, regras para tal, limites para saber que não podem tudo e também saber de seus deveres como aluno.
A escola pode envolver a família em suas atividades, um exemplo são as apresentações de trabalhinhos artísticos dos alunos para os pais, as festas comemorativas, festas de finais de ano e formatura, essas datas são demarcadas, porém em toda sua preparação há uma integração entre escola e família. Há também uma festa estipulada, fasta da família que é exatamente para haver essa troca.

Com essa relação o aluno se desenvolve de forma completa e não parcial, pois suas duas instituições principais estão em harmonia e ele só tende a ganhar.