terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Jogo - Passando pela Idade Média.




Um jogo para se aprender um pouco mais sobre a Idade Média brincando. São perguntas de múltipla escolhas , e que os participantes precisam caminhar no tabuleiro jogando seus dados e pegar a pergunta da casa que pararem. que pode ser jogado com até 4 participantes.... O jogo consiste em perguntas sobre a idade média, com ponte de partida a Idade Antiga, Roma Antiga até a Idade Moderna. Vem com um manual falando um pouco sobre os marcos históricos da época até chegar na Idade Moderna.

Castelos Medievais

Maquete de um Castelo Medieval


Para se explicar em sala de aula as funções de um castelo nada melhor do que você levar um para dentro da sala não é mesmo?
Porém isso é impossível ... Então resolvi construir uma maquete de um castelo da Idade Média, isso eu fiz para uma apresentação da faculdade, porém já utilizei em sala de aula.
Fica bem mais fácil com uma maquete se explicar as funções de cada parte do castelo.
Defesa Externa do Castelo - Fosso, Muralha, Torres, Portões.
Defesa Interna - Torre de Menagem, Soldados, A arquitetura do castelo, Escadas, Passagens secretas.
Dentre muitos outros aspectos que fica bem mais fácil se trabalhar com uma maquete.

Livro em Braille com Figuras preenchidas em Serigrafia - TCC Senai 2010.

         Trocando de Posição foi meu projeto de Conclusão de Curso Técnico da Instituição de Senai - Bauru.
       Com esse livro todo ilustrado, com cores chamativas, tentamos envolver tanto o público alvo que eram as crianças com alguma deficiência visual, quanto as crianças sem problemas aparente de visão.
     O objetivo do livro é mostrar posições espaciais e auxiliar na aprendizagem de palavras antônimas  por exemplo: Dentro - Fora /  Baixo - Alto / Longe - Perto. 
     Porém além dos textos em braille os desenhos dos personagens também são em alto relevo para que as crianças possam sentir a história também.
       Esse Projeto foi feito com 2 tipos de impressão: a impressão digital e a impressão serigráfica. 
         O livro foi testado com crianças com deficiência visual e elas não sentiram dificuldade para decifrar os personagens e gostaram, pois assim elas usaram um pouca mais da sua imaginação para criar os personagens e os cenários da história.